You are currently viewing Encontro de AA do Colégio La Salle de Abrantes, 2022
«Abrantes está para sempre nos nossos corações»

No dia 24 de setembro decorreu em Abrantes o Encontro dos Antigos Alunos do Colégio la Salle, promovido pela Associação dos Antigos Alunos de La Salle. Grande adesão, num dia soalheiro.

Os anos passam e o espírito de La Salle continua muito vivo nos corações dos alunos que o frequentaram nas décadas de sessenta e setenta. Um Colégio que proporcionou a um elevado número de alunos, oriundos de diferentes regiões do país e da África lusófona um ensino de excelência, baseado nos mais sagrados valores humanos. Os Irmãos, os professores e os antigos funcionários são recordados com muito carinho.

Os “bravos guerreiros”, agora já um pouco mais cansados, deixaram as suas terras e compareceram à chamada. Foram mais de cem! Que bom!

Por volta das 10 horas a receção deu-se na Praceta S. João Baptista de La Salle, junto à entrada da Escola Secundária. Seguiu-se uma eucaristia muito participativa, no auditório da Escola Dr. Manuel Fernandes, antiga capela do Colégio, orientada pelo Ir. Joaquim e celebrada pelo Frei José António. O altar, o sacrário e a imagem de Nossa Senhora esculpida em madeira pelo Ir. Fernando lá estavam a recordar os velhos tempos.

Seguiram-se algumas intervenções. Na primeira delas o Ir. Joaquim falou em nome da Congregação e relembrou os princípios basilares da Obra de La Salle, evidenciando os valores que devem estar bem presentes nos encontros de antigos alunos. O Presidente da Assembleia Geral da Associação dos Antigos Alunos, Carlos Borrego, orientou as demais intervenções e fez questão de trazer ao momento os antigos alunos que entretanto tinham falecido e justificar a ausência de outros. Deu a palavra à diretora da escola, profª Isabel Alves, que não só elogiou a iniciativa, como prometeu abrir a escola sempre que a Associação o desejasse, prometendo colaborar nos próximos encontros com o coro da escola para abrilhantar a celebração. A seguir, a Drª Celeste Simão, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Abrantes, para além de emocionar, abriu as portas do Município para colaborar com a Associação em futuros encontros.

Pelo Presidente da Direção, José Carlos Ferreira, foi apresentado o Projeto BAKA que decorre no coração de África e tem como tem como destinatário o Povo com aquele mesmo nome – BAKA – povo caçador e coletor da África Central, conhecido como pigmeus e que vive nas suas florestas tropicais, nomeadamente nos Camarões, Gabão e Congo.

Tirada a foto de família os antigos alunos aproximaram-se da Praceta S. João Batista de La Salle onde foi colocada uma coroa de flores junto à placa toponímica.

Os testemunhos e todas as conversas deixam perceber que os valores do fundador João Batista de La Salle continuam vivos e constituem uma âncora nos dias tão turbulentos que hoje vivemos. A ausência do Ir. João foi notada com certa tristeza, mas mesmo assim conseguiram que ele, por via internet, falasse e se emocionasse com os seus antigos alunos. Um momento alto do encontro.

O norte esteve bem representado por alguns antigos alunos que também frequentaram o colégio de Abrantes: Manuel Cortez, Joel Duarte, Manuel Amorim, Agostinho Dourado e David Macedo.

Os organizadores do evento, Carlos Borrego, Rodolfo Miguez, Eugénio Marques e José Carlos Ferreira estão de parabéns pelo empenho colocado no sucesso da iniciativa, a qual contou com a colaboração atenta, diligente e simpática da antiga aluna e membro da direção da Associação – Rosa Macedo.

A todos os lassallistas um bem haja – “entramos para aprender e saímos para servir!”

O Encontro continuou pela tarde fora no restaurante TRINCANELA, situado no Parque Urbano de São Lourenço em Abrantes e finalizou com a tradicional queimada galega levada a cabo pelo David Macedo devidamente assessorado pelo José Barata.

Finalmente queremos expressar a nossa gratidão aos amigos Francisco Maia, Eugénio Marques e Barcelgráfica, Lda pelos contributos especiais de apoio ao ENCONTRO DE ABRANTES 2022.

Alguns comentários recolhidos das redes sociais:

“Foi com bastante agrado que recebi este convite para o convívio e voltar a conversar com amigos que não via há meio século. Um bem-haja a todos os alunos La Salle com muita saúde e felicidade”.

“Foi pena eu não poder participar neste encontro, mas fica a promessa que para o ano aí estarei. Um forte abraço para a família lassallista.”

“Celebro que la reunión haya sido todo un exsito. Mi felicitación de todo corazón para todos los asistentes. Un grande abrazo a todos los participantes”

Texto: David Macedo