You are currently viewing JUNTOS PARA SONHAR…
MAIS DE MEIA CENTENA DE ANTIGOS ALUNOS MARCARAM PRESENÇA

No passado sábado, dia 20 de maio, a Associação dos Antigos Alunos de La Salle congregou mais uma vez, com elevada dedicação, empenho e alegria, um grupo superior a meia centena de antigos alunos no colégio La Salle de Barcelos. A Associação, nomeadamente o seu presidente, José Carlos Ferreira, está de parabéns, porque organizou, convidou, recebeu todos com imenso carinho, com muito entusiasmo.

Depois de uma receção calorosa, entre abraços, sorrisos, todos foram convidados a participar na Eucaristia que se realizou na capela do colégio. O antigo capelão, padre Belo, esteve muito bem, deixando sábios conselhos aos ouvintes, concretamente realçando o valor e a importância do silêncio na vida tão agitada. Os cânticos escolhidos para abrilhantar a celebração, verdadeiros ecos de alma, espelharam a magia do encontro. Primeiro, reforçando a unidade: “Juntos como Irmãos”. Segundo, identificando o amor como o motor, o caminho a seguir: “Ao amor que te arrasta, não perguntes, onde vais? Onde vais? Irei contigo”. Terceiro, agradecendo pelo dom da vida: “Ó Senhor, te damos graças”. Quarto, fortalecendo os laços de amizade: “Juntos” para quê? “para sonhar”. Tudo sobre a proteção de “São João Batista de La Salle que escutou o apelo do Senhor”, com a esperança que “ilumine a nossa vida”. Nossa Senhora, tão querida no mundo lassalista, certamente corou com a canção que o Luís Martins lhe dedicou. Um momento alto!

É espantoso verificar que até o tempo, uma manhã agradável, solarenga, ajudou os antigos alunos a viajar, alguns de muito longe, entusiasmando-os e orientando-os, mais uma vez, até ao querido colégio La Salle para matar saudades, para rever os velhos amigos, para confraternizar, para manter viva a chama lassalista. A foto de grupo traduz bem essa energia positiva.

Antes da foto do grupo, ainda houve uma breve visita à exposição feita pelos atuais alunos, onde a Diretora Pedagógica do colégio La Salle, Carla Figueiredo, aproveitou o momento para informar os presentes que o número de alunos está a crescer e reforçou a importância da presença de uma equipa coesa que trabalha todos os dias para a concretização de uma série de projetos pedagógicos muito válidos que continuam a incutir os valores lassalistas nos novos alunos.

A Assembleia realizou-se na sala de audiovisuais, orientada pelo Carlos Borrego, presidente da Assembleia. Lida a ata da reunião anterior, tudo foi aprovado por unanimidade, tanto os planos de atividade como os relatórios de contas. Ainda houve um espacinho para relembrar o Ir. Salvador, professor de alguns dos antigos alunos, que há poucos dias deixou esta vida e se encontra no reino dos justos.

A Feijoada transmontana, juntamente com os filetes de pescada e umas entradas foi regada com a excelente “pomada” que os participantes trouxeram das suas terras. Escusado será dizer que nesse capítulo ultrapassou todas as espectativas, assim como as sobremesas. Uma grande variedade e qualidade. Que saborosas! Um jantar farto, onde houve fundamentalmente partilha não só dos alimentos, mas também da vida.

Apresentação do livro "A Tatuagem", de Gilmar

Na parte da tarde, os organizadores convidaram o antigo diretor da Biblioteca Municipal de Barcelos, Vítor Pinho, para apresentar um livro: “A Tatuagem, encontro de essências”, da autoria de um antigo aluno, David Macedo. A cerimónia iniciou-se com uma interpretação do Carlos, músico, professor, compositor, com originais de inspiração celta e os grandes temas do cancioneiro celta.

Por fim, O José Leite, vestiu as vestes de feiticeiro-mor, ateou o fogo à água-ardente e enquanto mexia e remexia e a elevava em chama até ao azul celeste e a deixava depois cair sobre a terra, o Albino Ramalho obrigava todos os presentes a segui-lo na leitura do esconjuro. expulsadas as energias más, os maus agouros, os antigos alunos, como os antigos celtas, beberam a “poção mágica” e, fortalecidos e feitas as despedidas, cada um seguiu o seu caminho.

Um dia magnífico, cheio de encanto, de magia, de alegria, de partilha… Bem-haja à Associação e à sua Direção. Um agradecimento muito especial ao presidente José Carlos, que no final se mostrou satisfeito “porque tudo correu bem, como tínhamos planeado” deixando no ar um desejo “que para o próximo encontro apareçam muitos mais, nomeadamente os que frequentaram o colégio a partir de 1982. Precisamos de “sangue novo” – disse.

O Gilmar

 


 

 

Reportagem fotográfica de João Oliveira

Para registar os momentos mais marcantes do encontro, o João Oliveira, um antigo aluno e um amante de fotografia, fez uma reportagem fotográfica que captou as expressões de alegria, emoção e cumplicidade dos participantes. As fotografias mostram a beleza e a diversidade das atividades realizadas, desde a Eucaristia à queimada, passando pelo almoço e pela apresentação do livro.