Boletim nº 11

Eis-nos de novo com um pouquinho do muito que é o La Salle.

Sim, porque malgrado este tempo que vivemos, os dias e as noites sucedem-se e o tempo continua a acontecer. Temos que o Viver!

E O Boletim de Verão aqui está, na nossa secção de publicações escritas, com o tema de fundo – Os Refugiados. Contém ainda uma mão cheia de contributos. O lema “ Entrámos para Aprender, Saímos para Servir” constitui, de facto, o grande legado de São João Batista de La Salle. Homens e Mulheres, todos os dias, são testemunho vivo da doutrina lassalista nas Escolas, nas Associações Humanitárias, nas Instituições Particulares de Solidariedade Social, na Saúde, nas ONG’s, no seu trabalho quotidiano nas mais diversas áreas de atividade e do saber. É isso: o La Salle é Dedicação, é Serviço, é Dádiva… aos outros, coisa diferente não podem esperar de nós.

Assim, percorrendo o Boletim, podemos revisitar, com a ajuda do Antigo Aluno (AA) Henrique Estrada, um pouco da história dos primórdios do Colégio La Salle de Abrantes e da ação do Senhor José Falcão que, com o Ir. Luciano Paciente se constituíram como autênticos pilares daquela oficina de saberes e valores. Ainda de Abrantes nos chega um pouco da vida do Antigo Aluno (AA) Ibérico Nogueira. Da grande Lisboa vem o testemunho do AA Eugénio Marques e os combóios do Valentim Ribeiro. Mais a norte cruzamo-nos com AA do Colégio La Salle de Barcelos (Quinta do Galo) que nos “mostram” um pouco da sua intervenção junto das comunidades onde estão inseridos. Isto é La Salle!

Também a memória do Ir Emílio Mazariegos, último Diretor do Colégio de Abrantes, é aqui lembrada, sendo também de notar que o Município de Barcelos atribuiu o seu nome a uma das ruas de Barcelinhos. Todos somos Homens Novos a Caminho.

O Carlos Borrego, Presidente da AG da Associação, espicaça-nos a alma recordando–nos a negra página que a humanidade está a escrever com o sofrimento dos refugiados e interpela-nos com um desafio… AÇÃO.

E é neste espírito de dádiva e partilha com aqueles que mais sofrem que a Associação agradece penhoradamente o donativo em forma de alimentos, medicamentos e algum material escolar que uma das suas muitas famílias fez para a ONG SOPRO com destino às missões de Moçambique. Aqui chegados, impõe-se uma palavra de reconhecimento e gratidão ao AA Miguel Novais e à sua equipa pela intervenção e contributo que trouxe a esta ONG durante os seus mandatos e desejar um bom caminho e cumprimento da missão ao AA Pedro Falcão e à sua Direção perante os desafios que se colocam.

A todos os AA e famílias: um excelente Verão em Segurança e um bem haja àqueles que construíram este nosso Boletim.