Oficinas de S. José – Encontro Antigos Alunos

Na noite do dia 5 de abril realizou-se em Matosinhos o Encontro que uniu Antigos Alunos de La Salle vindos das Oficinas de S. José e de Barcelos. O acolhimento foi feito pelo Irmão Joaquim, que também foi Perfeito nas Oficinas de S. José, quando aí era Reitor o Irmão Bento.

Moderou o encontro o Dr. Carlos Borrego com muita atenção e emotividade interpelativa, deixando espaço de partilha a todos os presentes. De forma muito expressiva destacaram-se os antigos alunos da Oficina de S. José. A imensa descoberta de vida e percursos tão diferentes que orgulhosamente desfiaram foi uma constante, retratada com muita afetividade e agradecimento pelos momentos fantásticos e pelos valores transmitidos pela educação Lassalista.

O Presidente da Associação dos Antigos Alunos recordou que estamos a comemorar os 300 Anos do Fundador S. João Batista de La Salle e que por isso o Papa Francisco concedeu um Ano Jubilar à Congregação dos Irmãos de La Salle e apelou a que todos participem nos diversos eventos a realizar.

Destacou-se neste momento um especial agradecimento pelo sucesso de cada aluno tido ao longo da vida profissional e a alegria que o compromisso com os outros complementou e complementa e se espelha nas respetivas famílias.

Desde elementos da história das artes gráficas que marcaram a cidade do Porto, nomeadamente a Ambar, com a ida do Irmão Manuel a Inglaterra para aprender a trabalhar com as máquinas mais modernas desse tempo, até aos meninos pobres da freguesia da Sé que, pendurados no elétrico, saudavam entusiasticamente o Irmão Martinho, gritando: Martinhoooooo!

Por fim, todos expressaram a vontade de reforçar os laços que a todos une e o desejo de que estes encontros se repliquem com cada vez com mais participantes, porque foram imensos os que ao longo da vida viveram o La Salle.

Num gesto de solidariedade e compromisso que carateriza o espírito de La Salle, os presentes fizeram um contributo a Moçambique para entregar à ONGD SOPRO, também esta uma instituição gerida por antigos alunos e fundada pelo Irmão Manuel, aqui recordado.

L. Macedo

Close Menu