Memórias de Natal – Abrantes
Eugénio Marques

Caros alunos do Colegio La Salle,

Sou aluno do Colégio La Salle de Abrantes, que encerrou em 1975. Encerraram as instalações, porque na vida de todos os que tiveram a honra de se formar naquele magnífico Colégio, jamais encerrará nas suas vidas e memórias.

Foi-me solicitado que fizesse uma pequena memória sobre o Natal e preparação do mesmo no nosso Colégio. Passados 45 anos talvez algumas coisas tenham sido esquecidas, mas recordo com saudade a preparação que fazíamos para uma data festiva e tão representativa na nossa vida. Recordo hoje com saudade todo o mês de Dezembro, em que eram realizadas diversas iniciativas organizadas pelos irmãos mais idosos: Irmão Leandro, Irmão Luciano, Irmão Fernando, Irmão Antonino e Irmão Cipriano.

O Irmão Leandro convidava-nos a ir à Eucaristia todos os dias de madrugada, anotando as presenças por turma. Havia em cada sala de aula um quadro onde as boas ações eram registadas e o mais assíduo recebia um “prémio”.

Na semana anterior às ferias de Natal, os alunos eram convidados a ir à confissão e na quarta-feira era celebrada a Eucaristia para os alunos e professores, onde o Irmão Antonino dava um grande concerto de Órgão e o Irmão Fernando acompanhava com alguns elementos da Tuna os cânticos entoados por todos, sem exceção (grande grupo coral que tínhamos).

Por vezes eram também realizados alguns fóruns com convidados,  onde eram debatidos temas relacionados com a quadra festiva. Grandes oradores que por ali passaram.

Como grande parte dos alunos eram externos e iam passar as férias de Natal com as suas famílias, os nossos festejos de Natal aconteciam na sexta-feira anterior. Nessa tarde não havia aulas e almoçávamos todos juntos em ambiente de festa. Íamos até à cantina, onde o Irmão Jorge nos presenteava com algumas guloseimas e onde brincávamos. Por fim, fazíamos as malas, sempre em pulgas para ir de férias, mas não partíamos sem que antes celebrássemos a Eucaristia de Natal com a presença de muitos familiares, onde, mais uma vez, o grupo coral dava um grande concerto. Por fim, o Diretor do colégio desejava a todos os alunos e famílias um Santo e Feliz Natal e um Bom Ano, anunciando também os projetos que iríamos desenvolver no segundo período letivo.

Saudações Lassalistas,

Eugénio Marques
Close Menu