Inauguração da nova sede da SOPRO

Decorreu no passado sábado, 29 se setembro, em Barcelinhos, a cerimónia de inauguração da Casa da Sopro, a nova sede da SOPRO – Solidariedade e Promoção, uma ONGD lassalista que celebra este ano 22 anos de atividade.

A Bênção da Casa da SOPRO constituiu um momento alto ao qual presidiu sua Excelência Reverendíssima o Senhor Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, participando também o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, o Sr. Presidente da ONG SOPRO, Miguel Novais, a Diretora do Colégio La Salle, Carla Figueiredo, e o Presidente da Associação de Antigos Alunos de La Salle, José Carlos Ferreira.

Integrada no programa, teve lugar a Conferência “Transformar o Mundo em Mudança” onde tivemos comunicações do Sr. Arcebispo D. Jorge, que alertou para a importância de estarmos atentos aos outros num mundo que desde sempre esteve em mudança, do Ir. Miguel Angel, Presidente da ONG espanhola PROYDE (Promoção e Desenvolvimento), que nos interpelou para a realidade do empobrecimento como sendo consequência do enriquecimento já que a pobreza não existe, e da Prof. Armandina Saleiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelos, que apresentou um testemunho das iniciativas levadas a cabo por uma paróquia da costa do sul de Itália no apoio aos refugiados.

Estiveram presentes mais de uma centena de pessoas, das quais destacamos as Empresas Colaboradoras da ONG, Autarcas, Instituições de Barcelos, entre as quais a ACIB, APACI, Circulo Católico Operário de Barcelos, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos e também grande número de pessoas que participaram a título individual.

A AAA de La Salle marcou presença de forma significativa neste dia festivo. O seu presidente deixou esta mensagem à SOPRO:

Na data em que celebramos a Ação serei breve nesta nota de reconhecimento e agradecimento à ONGD SOPRO pela importância de que este momento se reveste, sobretudo para aqueles que esta ONG serve.

Uma primeira palavra para lembrar a pessoa do Ir. Manuel pela imensidão do seu amor ao próximo e pela permanente luta pelas causas sociais. Com a sua dedicação, exemplo e simplicidade disse-nos como fazer e dar vida à ONG SOPRO que ele fundou. Também na pessoa do Ir. Manuel, um agradecimento especial aos Irmãos de La Salle que em Portugal souberam pautar a educação e formação ministrada por valores humanistas alicerçados na solidariedade, no compromisso e na partilha.

E uma segunda palavra para transmitir o orgulho e felicidade que sinto, enquanto Presidente da AAA de La Salle, em ver esta obra crescer e saltar para além das fronteiras da Quinta do Galo, sempre servindo aqueles que mais precisam, seja em Moçambique seja aqui em Barcelos ou nos concelhos limítrofes como é o caso de Vila Verde através do Projeto de apoio e acompanhamento das vitimas de Violência Doméstica. Mas permitam-me acrescentar que este orgulho e felicidade ainda é maior por podermos constatar que é um ex-Aluno de La Salle que, de forma abnegada, presente e altruísta tem liderado a equipa que trouxe até nós esta significativa Obra que hoje dá mais uma passo no sentido da sua afirmação.

Assim se cumpre o nosso lema Entramos para Aprender Saímos para Servir.

Parabéns Miguel Novais, Parabéns Equipa de Colaboradores, Parabéns SOPRO.
Bem hajam!

Close Menu