Expedição a Madrid – Reunião do Conselho Coordenador
António Oliveira

Na sequência da Conferencia de Presidentes e Irmãos assessores das Associações de Antigos Alunos de La Salle do distrito ARLEP, que decorreu em Madrid nos días 3 e 4 de Março do corrente ano, com a minha participação e do Irmão Joaquim, em representação da nossa Associação, decorreu no passado dia 15 de Setembro, também em Madrid, no Colégio La Salle na Marquês de Mondejar nº 32, a primeira reunião do novo “Conselho Coordenador” eleito naquela ocasião.

Como estarão lembrados, pelo menos os membros dos órgãos directivos (Direcção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal), naquela reunião de 3 e 4 de Março, fui eleito para o novo Conselho Coordenador.

Tendo em conta que estão planeadas duas reuniões presenciais, a primeira a 15 de Setembro e uma segunda em 2 de Fevereiro de 2019, foi submetida a reunião de Direcção, convocada para o efeito no dia 12, a forma de deslocação e participação na referida reunião, tendo ficado decidido, com vista a uma melhor e maior integração na dinâmica do Conselho Coordenador e das várias Associações de Antigos Alunos de La Salle, que me acompanhasse nesta deslocação a Madrid o Presidente de Direcção. Pelo que, assim sendo, saímos de Vila Verde pelas 2h15 horas da madrugada de 15 de Setembro, depois de uma dormida apressada em casa do Presidente. O belo jantar com que a Lurdes nos presenteou e a treta que se lhe seguiu, regada a condizer, não deu para grande descanso.

A viagem correu sem sobressaltos, com algumas paragens de permeio para descansar e dizimar o lanche que o José Carlos fez questão de transportar. Todavia, não nos excedemos nas pausas, uma vez que, imbuídos de espírito lassalista mas também eminentemente lusitano, não queríamos ser os últimos a chegar.

O empenhamento era tal que fomos os primeiros a aparecer e estacionámos no Pátio do Colégio, munidos de convicção de que quem é da casa não faz por menos!!! Isto se descontarmos os que vieram de véspera para estarem frescos (ou já não terem idade para madrugadas).

A verdade é que consumado o aparcamento, ainda tivemos tempo para um pequeno-almoço numa cervejaria bem decorada e bem municiada (… não houve cañas, para que conste, porque somos rapazes ajuizados!!)

Ainda nos cruzámos com grande surpresa com o Ir. Cesar que foi Director em Barcelos e S. Caetano, o qual, por feliz coincidência, estava em retiro e estudo na Casa ARLEP por qinze dias.

Fomos recebidos com manifestações de enorme satisfação pelo José Ramon Batiste e pelo Visitador Hno. José Tomás (Visitador Auxiliar), mais conhecido por Ir. Pepe, e também pelo director da casa, que me confiou cumprimentos a entregar ao Ir Joaquim.

Iniciada a reunião pelas 10 horas, com Oração, foram efectuadas as apresentações individuais onde quero salientar o especial agrado mostrado por todos os presentes, que incluíam os novos membros do Conselho Coordenador e alguns dos membros do Conselho cessante, pela presença do José Carlos Ferreira na qualidade de Presidente da Associação dos Antigos Alunos de La Salle em Portugal, convidado a assistir a todos os trabalhos…

Não vos vou maçar com detalhes desta reunião, apenas dizer que um dos pontos fundamentais era o número 4 – Responsabilidades no Conselho Coordenador (Eleição de cargos e distribuição de funções).

Por isso, na pausa para o café, a meio da manhã, sugerimos ao presidente em exercício, José Ramon Batiste, e a outros membros que fomos abordando de perto, uma alteração da ordem de trabalhos, de forma a que este ponto fosse votado ainda de manhã, e pudéssemos regressar a Portugal logo após a pausa do almoço.

Todos foram muito amáveis a aceder à nossa pretensão e assim, retomados os trabalhos, foram aprovadas as alterações à ordem de trabalhos de forma a que este e outros pontos mais importantes fossem discutidos, votados e aprovados antes do almoço.

E assim este ponto 4, Responsabilidades no Conselho Coordenador (eleição de cargos distribuição de funções, foi, depois de recolhida a aprovação unânime à alteração da ordem de trabalhos, o ponto por onde se recomeçaram os trabalhos.

Tomei de imediato a palavra para dizer que, por razões óbvias, não me apresentava como candidato ao cargo de presidente, mas estaria disponível para colaborar nas tarefas que fossem definidas pelo Conselho Coordenador.

Depois de varias votações entre os membros do novo Conselho, foi eleito como presidente Honorio González Blancas, presidente da AAA de Cordoba.

Honorio González aceitou o cargo e solicitou um apoio muito próximo do Presidente cessante, José Ramón Batiste, e dos membros que continuam do antigo Conselho (José Luis Llácer e José Antonio Cecilia).

O novo Presidente comprometeu-se a enfocar a sua função sobretudo na parte motivacional e de animação, as suas áreas de especialização, e disse contar com o apoio dos restantes membros do Conselho nas diferentes áreas.

De seguida, foram distribuídos o resto de cargos de acordo com os Estatutos da Coordenadora, ficando a composição do Conselho da seguinte forma:

  • Presidente Honorio González Blancas
  • Vicepresidente y Área Social/Formación José Luis Llácer Escriche
  • Tesorero José Javier Mora Devis
  • Secretario y Área Jurídica Ignacio Alonso López
  • Tesorero adjunto y Vocal Proyde José Antonio Cecilia Ferrón
  • Secretario adjunto y Empresa / Patrocinios Antonio Pereira de Oliveira
  • Comunicación y TIC  Fernando del Pino Díaz

Finalmente, os membros do Novo Conselho ratificaram o acordo da Assembleia Geral de 3 e 4 de Março, na qual se aprovou a nomeação como Presidente Honorario a José Ramón Batiste, que agradeceu a confiança e aceitou o cargo e se dispôs publicamente a ajudar o Novo Conselho Coordenador em tudo o que solicite.

Concluída a votação, o José Carlos Ferreira aproveitou para formalmente convidar o novo presidente do Conselho Coordenador a estar presente na Inauguração da nova sede da Sopro que será também sede a AAA La Salle de Portugal.

Diga-se que num momento anterior, durante a pausa matinal, o José Carlos e eu próprio tínhamos também feito a entrega de igual convite ao José Ramon Batiste, que amavelmente afirmou não poder estar presente porque coincidentemente no mesmo dia teria a comemoração dos 125 anos do Colégio La Salle em Benicarló.

Assim terminou a reunião de parte de manhã, a que se seguiu um almoço convívio no qual aproveitamos para reforçar contactos, findo o qual iniciámos a viagem de regresso.

 

Close Menu